Melanie Martinez para Alternative Press (Outubro de 2019 - Edição 375) |
Dois mil e dezenove foi um grande ano para a carreira de Melanie Martinez, ela finalmente lançou sua obra conceitual k-12, que num todo é uma obra audiovisual, com direito a filme — dirigido e roteirizado pela própria Melanie — com sessão única em cinemas do mundo todo (5 de setembro).
K-12, sucesso de vendas, se passa num ambiente escolar e retrata uma versão condensada da vida real, nada de limitações românticas; assuntos como dores e desafios na fase do crescimento é o que K-12 aborda, a autora brinca muito com o quesito de duplo sentido: "Existem muitas camadas para este álbum e muito significado duplo, até triplo, para algumas músicas. Há muitos paralelos entre a escola e outros campos da vida.", explica Melanie.
Com uma história amarga e difícil de digerir, o filme é recheado de cores pasteis, mas com mensagens de grande significado social, o que já era de se esperar de Melanie Martinez. Melanie, que já tem planejado a continuação da história, contou para a Alternative Press (edição de outubro de 2019) — revista a qual foi editora convidada — sua visão e motivos — algumas baseadas em experiências pessoais — de cada canção de seu álbum. Cada música do álbum representa uma fase do crescimento, iniciando no jardim da infância e terminando no último ano do ensino médio. Confira a "Anatomia de K-12" por Melanie Martinez, traduzida pela equipe do Daily, a seguir:
"Wheels on the Bus"
(Jardim de infância)
As aulas geralmente começam pegando o ônibus. Eu
senti que era um ambiente importante para escrever, porque muitas vezes é o
único lugar sem supervisão. No ônibus, as crianças normalmente não filtram as
palavras ou o comportamento. Quando eu estava crescendo, o motorista do ônibus não se importava com o que os alunos estavam
fazendo, o que levou a cometerem bullying. Para algumas pessoas, ir de ônibus é
um pesadelo e um grande teste de força. Eu queria fazer uma música que pudesse
ser útil para qualquer pessoa nessa situação.
Class Fight
(Primeiro ano)
Aparentemente, essa faixa pode parecer apenas uma briga de
garotas, mas minha intenção com essa música era mostrar o condicionamento
criado pela sociedade que acontece realmente, desde o início da vida de uma
garota jovem. Ela [a música] mostra os dois lados da discussão entre duas garotas por um garoto no filme, e como essas duas garotas foram naturalmente pressionadas a
serem rivais por tudo que as cercam. Existem muitas camadas para este álbum e
muito significado duplo, até triplo, para algumas músicas. Há muitos
paralelos entre a escola e outros campos da vida. Essa música também representa a indústria musical e quanto o público vive por colocar as
mulheres umas contra as outras. Esperamos que conversar sobre assuntos como
esse, desencadeie mudanças nessas áreas e crie um caminho mais claro para as
jovens artistas se sentirem mais orientadas para a comunidade do que para a
competição.The Principal
(Segundo ano)
Essa música se fez necessária por várias razões, mas eu acho
que a principal faísca que me levou a escrever, ainda que de maneira
inconsciente, foi a imensidão de coisas grotescas e desanimadoras que nós
testemunhamos como sociedade através das décadas, assim como também no
presente, com a atual administração. Eu senti necessário falar sobre o sistema
de poder dentro da escola e também mostrar como isso reflete diretamente ou contém
um duplo significado para o sistema patriarcal que dita as regras
dentro de cada campo e indústria do nosso dia a dia.
Show & Tell
(Terceiro ano)
Essa música começou com uma gravação de voz minha cantando o
refrão em um quarto de hotel no Brasil, eu me sentia presa, isolada e sozinha, não sentia como se estivesse sendo tratada como um ser humano. Era um sentimento
que eu sempre tinha por ser uma artista sob holofotes. Me sentia incapaz de
expressar como me sentia sobre as expectativas e pressões irreais do meu
público, para que eu seja mais do que apenas um ser humano.
As pessoas formam uma conexão tão íntima com a música que às
vezes esquecem que eu sou uma pessoa de verdade que tem ansiedade, depressão e
desafios a superar em minha vida. A maneira como ajudo é criando música e arte.
Coloco todo o meu amor e energia de cura na criação de projetos que podem ser
terapêuticos na vida das pessoas, sinto que, me pressionando a fazer mais do
que já estou fazendo, estaria apenas sugando minha energia. Proteger meu
coração, estabelecer limites e expressar como me sinto, foram grandes
conquistas na criação dessa música.
Nurse's Office
(Quarto ano)
Essa música é minha favorita, principalmente porque foi a
mais intuitiva no processo de criação. Foi muito criativo, emocionante e
satisfatório criar ela. Me lembro de começar o título, e então eu e Mikey (Keenan)
trabalhamos para encontrar os acordes imediatamente, melodias começaram a fluir
naturalmente. Além disso, nos divertimos muito na construção dos sons
para estimular um visual enquanto escutávamos (ex: espirros, tosses, band-aids
rasgando e fungados). Essa música foi mais sobre minha experiência na escola,
sofrendo bullying e se sentindo desconfortável no ambiente, então eu fingia
estar doente para ir para a enfermaria e ter a esperança de ser mandada para
casa. Por isso a letra "Me leve para casa, me dê um pedaço de
permissão cor de rosa, isso é antigo, estou cansada de desejar, quero fugir."
Mas eu acho que essa música pode abordar muitos duplos sentidos em vários
campos da vida, como a indústria de medicamentos.
Drama Club
(Quinto ano)
Sinto que fui sensível durante toda a minha vida e,
particularmente, crescer na escola tornou extremamente difícil lidar com
comportamentos negativos ou qualquer tipo de conflito. Eu só queria criar
harmonia o tempo todo, mas era fácil tirar vantagem disso, porque eu ainda
estava aprendendo a estabelecer limites.
Eu ficava muito frustrada por causa da imaturidade e
toxicidade que os outros estavam exibindo. Pensei em quantas pessoas deviam ter
na escola que também querem que o amor seja a única energia em movimento dentro
de seus círculos, mas que acabam lidando diariamente com pessoas que estão
desequilibradas ou desalinhadas. Felizmente, essa música pode inspirar ou
motivar outras pessoas a traçar essa linha na areia e dizer: "É isso que
vou permitir, e é isso o que eu não vou mais permitir".
Strawberry Shortcake
(Sexto ano)
Foi necessário escrever essa música por vários motivos.
Senti que era crucial expressar o sentimento de ter que passar pela puberdade e
lidar com códigos de vestuário confusos que não existiam um ano antes. Me senti
sexualizada por estar crescendo e me tornando uma jovem mulher. Me sentia constrangida, quando me diziam para ser modesta e mudar como me vestia por causa
do medo deles de que os meninos me olhassem, me dissessem algo ou fizessem alguma coisa comigo. Eu queria criar uma música que expressasse o que esse condicionamento
faz as meninas. Fazendo-nos sentir inseguras, assustadas, como se nossos corpos
simplesmente existissem como um objeto ao invés de nosso lar sagrado.
dollyread | tumblr
Lunchbox Friends
Passar por diferentes grupos de amigos, é super comum na
escola. Eu me lembro de sentir desencorajada em fazer amizades verdadeiras,
porque tive a experiência de ter amigos superficiais e medíocres que pareciam
existir só na cafeteria durante a hora do intervalo. Isso me fez perceber o
quanto especial era ter uma melhor amiga dentro de uma amizade incrivelmente
genuína e na mesma página da vida que a minha.
Eu também descobri o quão desnecessário era querer milhares
de melhores amigos. Ter um melhor amigo que seja real e que te apoie
sempre será mais gratificante do que ter um milhão de falsos amigos, é sobre
isso que essa música se trata. A letra "Venha para minha casa, vamos
morrer juntos" é significativa, pois morrer é uma metáfora para
transformação e renascimento. A capacidade de curar e transformar nós mesmos em
pessoas melhores estando lado a lado é a chave para uma amizade duradoura.




Orange Juice
(Oitavo ano)
Eu tive muitas inseguranças e dúvidas sobre minha própria aparência
enquanto minha mente e meu corpo cresciam. Pode ser consideravelmente difícil
escapar dessa imensa pressão que todos nós sentimos para nos encaixar em um
determinado molde do que nossa indústria entende como beleza. Tenho uma memória
vívida, de quando era mais jovem, de confidenciar minhas inseguranças para
outras garotas e elas me sugerirem que eu deveria apenas fazer aquilo que elas
faziam, e me forçar a vomitar.
Acredito que tem se tornado normal para as crianças pensarem
que elas precisam mudar a maneira que se parecem em prol de serem aceitos ou validados.
Eu quis escrever uma música e criar uma história com esse filme que pudesse
ajudar pessoas mais jovens a entender o quão incrível cada um de nossos corpos
é, de uma maneira única. Cada curva e cada marca no nosso corpo pertencem a nós
e unicamente a nós.
Acabamos não valorizando nossos corpos ao invés de sermos
gratos por eles nos manterem vivos por tanto tempo. Nós também colocamos importância
demais em aparências e não damos importância o suficiente no que está no
coração e na mente. Espero que essa música funcione como um lembrete para apreciar
seu corpo e toda a mágica que contém.
Detention
(Nono ano)
Eu escrevi essa música em turnê quando eu estava
extremamente exausta pelas performances, mas eu me sentia obrigada em
continuar, porque se eu fosse reclamar sobre aquilo, sentia que as pessoas não
iriam entender.
Como artistas, nós as vezes sentimos medo de dizer como nos
sentimos, porque não queremos que nossos desabafos sejam entendidos como
reclamações. E por mais gratificante que entrar em turnê possa ser, eu acredito
que, assim como qualquer coisa boa da vida, existem as contrapartidas, e uma
destas é a das pessoas idealizando turnês e tendo uma percepção revestida de
açúcar de tudo isso [famosa expressão que se refere a ter uma visão eufêmica da
situação]. Não é glamoroso, na verdade, se trata de trabalho muito duro que
pode ser mentalmente, emocionalmente, fisicamente e espiritualmente exaustivo.
Eu acredito que seria bom para as pessoas ouvirem perspectivas um pouco mais
emocionais e honestas sobre o que estar em turnê significa.
E claro, é lindo ser capaz de compartilhar mensagens
importantes através da música e da arte ao redor do mundo e se encontrar com
pessoas de todo o lugar do globo e criar um espaço seguro para nos sentirmos
aceitos, mas eu também aprendi com o tempo que é importante desenvolver meios
saudáveis para manter minha energia para que, quando eu me apresente, seja com
a melhor das minhas habilidades, enquanto irradio energias positivas para os
outros também sentirem.
slumberpartyinyourmind | Tumbrl
Teacher’s Pet
(Primeiro ano do ensino médio)
Essa é de longe a música mais assustadora do álbum, e eu
queria que soasse assustadora para combinar com o quão grotesco esse assunto é.
Acredito que a mídia e a sociedade num todo sempre romantizam meninas jovens com
homens muito mais velhos. Lembro quando eu era criança, e um professor era pego
com estudante, as notícias eram sempre abordadas como um “caso romântico de
professor com estudante”, em vez de dizer o que realmente é - um abuso - e que,
na verdade, aquele professor está exercendo o poder de sua idade sobre uma
criança. Uma das partes mais satisfatórias do filme é no final dessa música,
onde Angelita volta ao tamanho normal e começa a girar a sua faca para matá-lo.

High School Sweethearts
(Segundo ano do ensino médio)
Eu queria escrever uma música que expressasse essas emoções
que experimentamos quando nos apaixonamos pela primeira vez e a profundidade de
raiva e tristeza que acontece quando nos apaixonamos nessa idade. Isso pode nos
deixar cansados, e com o tempo nos levar a entrar em novos relacionamentos tendo bloqueios. Tenho [outros] requisitos muito mais significativos do que o que
listei nesta música, mas acho que nessa idade é importante aprender o básico do
que você aceita e não aceita em uma parceria. Aceitar a pessoa por quem ela é
mental, emocional e fisicamente, compromisso de longo prazo, fornecer paixão,
não julgar alguém pelo seu estilo, combinar a energia e o esforço da outra
pessoa, para que haja uma troca e troca equilibrada, entendendo a linguagem do
amor da outra pessoa, lealdade etc.

kitkatkitten | gfycat
Recess
(Terceiro ano do ensino médio)
Eu escrevi essa música numa época que me senti extremamente
esgotada por todo o trabalho que estava consumindo a minha vida. Muitas vezes estava me cobrando mais do
que o necessário e acho que aprender a fazer pausas é algo que ainda estou
aprendendo a fazer. Acredito que todos
somos induzidos a acreditar que nosso valor é determinado por nosso sucesso ou
riqueza, e que abundância é algo que a maioria das pessoas confundem com
dinheiro. Na realidade, a abundância pode ser mostrada com a presença de amigos
genuínos ao seu redor, um propósito significativo na vida, um parceiro amoroso,
uma família solidária ou mesmo com boa saúde. Essas são as coisas que realmente
agregam valor e satisfação às nossas vidas mais do que qualquer coisa.
Tradução por: Kenny, Ronni, Yasmim, David, Maria Clara.
Revisão e postagem: Isa.
5 Comentários
As musicas são sempre perfeitas estou apaixonada nos significados
ResponderExcluir(Sétimo ano)
Passar por diferentes grupos de amigos, é super comum na escola. Eu me lembro de sentir desencorajada em fazer amizades verdadeiras, porque tive a experiência de ter amigos superficiais e medíocres que pareciam existir só na cafeteria durante a hora do intervalo. Isso me fez perceber o quanto especial era ter uma melhor amiga dentro de uma amizade incrivelmente genuína e na mesma página da vida que a minha.
Essa e super importante pra mim 💜💙💜
Eu também descobri o quão desnecessário era querer milhares de melhores amigos. Ter um melhor amigo que seja real e que te apoie sempre será mais gratificante do que ter um milhão de falsos amigos, é sobre isso que essa música se trata. A letra "Venha para minha casa, vamos morrer juntos" é significativa, pois morrer é uma metáfora para transformação e renascimento. A capacidade de curar e transformar nós mesmos em pessoas melhores estando lado a lado é a chave para uma amizade duradoura.
Meu ranking do K-12 do melhor ao pior, obs: Eu gosto de todas mais mesmo assim vou rankear kskskskks.
ResponderExcluir01- Show & Tell
02- Detention
03- Lunchbox Friends
04- Strawberry Shortcake
05- Drama Club
06- The Principal
07- Class Fight
08- High School Sweethearts
09- Teacher´s Pet
10- Wheels On The Bus
11- Recess
12- Nurse´s Officie
13- Orange Juice
eu levei em questão a melodia não o significado.
Sim é um pouco tarde
ExcluirMas eu estou virando fã agrKKKK
Vou rankear as minhas tbm
01- Orange Juice
02- Strawberry Shortcake
03- Show & Tell
04- Teacher´s Pet
05- Drama Club
06- Wheels On The Bus
07- Class Fight
08- High School Sweethearts
09- Detention
10- Lunchbox Friends
11- Recess
12- Nurse´s Officie
13- The Principal
Ranqueando pelo que mais gosto/escuto
Pq eu acho tanto a melodia tanto a letra tipo
Perfeita sabe
Todas bem detelhadas e profundas
Sabe
Num da pra escolher bem
A Melanie é tão necessária
ResponderExcluirTodas as músicas tem
Um significado tão lindo ❤️❤️
Que mostra realidade de
triste que a mel não explicou fire drill :( queria muito entender mais sobre essa música linda 💗
ResponderExcluirDeixe sua opinião sobre o artigo, o que você pensa importa muito.
- Proibido qualquer tipo de comentário que direcione ódio em qualquer contexto.