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Significado oficial das músicas de K-12 por Melanie Martinez

Melanie Martinez para Alternative Press (Outubro de 2019 - Edição 375)


Dois mil e dezenove foi um grande ano para a carreira de Melanie Martinez, ela finalmente lançou sua obra conceitual k-12, que num todo é uma obra audiovisual, com direito a filme — dirigido e roteirizado pela própria Melanie — com sessão única em cinemas do mundo todo (5 de setembro).
K-12, sucesso de vendas, se passa num ambiente escolar e retrata uma versão condensada da vida real, nada de limitações românticas; assuntos como dores e desafios na fase do crescimento é o que K-12 aborda, a autora brinca muito com o quesito de duplo sentido: "Existem muitas camadas para este álbum e muito significado duplo, até triplo, para algumas músicas. Há muitos paralelos entre a escola e outros campos da vida.", explica Melanie.
Com uma história amarga e difícil de digerir, o filme é recheado de cores pasteis, mas com mensagens de grande significado social, o que já era de se esperar de Melanie Martinez. Melanie, que já tem planejado a continuação da história, contou para a Alternative Press (edição de outubro de 2019) — revista a qual foi editora convidada  sua visão e motivos  algumas baseadas em experiências pessoais  de cada canção de seu álbum. Cada música do álbum representa uma fase do crescimento, iniciando no jardim da infância e terminando no último ano do ensino médio. Confira a "Anatomia de K-12" por Melanie Martinez, traduzida pela equipe do Daily, a seguir:


"Wheels on the Bus"

(Jardim de infância)
As aulas geralmente começam pegando o ônibus. Eu senti que era um ambiente importante para escrever, porque muitas vezes é o único lugar sem supervisão. No ônibus, as crianças normalmente não filtram as palavras ou o comportamento. Quando eu estava crescendo, o motorista do ônibus não se importava com o que os alunos estavam fazendo, o que levou a cometerem bullying. Para algumas pessoas, ir de ônibus é um pesadelo e um grande teste de força. Eu queria fazer uma música que pudesse ser útil para qualquer pessoa nessa situação.


Class Fight

(Primeiro ano)
Aparentemente, essa faixa pode parecer apenas uma briga de garotas, mas minha intenção com essa música era mostrar o condicionamento criado pela sociedade que acontece realmente, desde o início da vida de uma garota jovem. Ela [a música] mostra os dois lados da discussão entre duas garotas por um garoto no filme, e como essas duas garotas foram naturalmente pressionadas a serem rivais por tudo que as cercam. Existem muitas camadas para este álbum e muito significado duplo, até triplo, para algumas músicas. Há muitos paralelos entre a escola e outros campos da vida. Essa música também representa a indústria musical e quanto o público vive por colocar as mulheres umas contra as outras. Esperamos que conversar sobre assuntos como esse, desencadeie mudanças nessas áreas e crie um caminho mais claro para as jovens artistas se sentirem mais orientadas para a comunidade do que para a competição.



The Principal

(Segundo ano)
Essa música se fez necessária por várias razões, mas eu acho que a principal faísca que me levou a escrever, ainda que de maneira inconsciente, foi a imensidão de coisas grotescas e desanimadoras que nós testemunhamos como sociedade através das décadas, assim como também no presente, com a atual administração. Eu senti necessário falar sobre o sistema de poder dentro da escola e também mostrar como isso reflete diretamente ou contém um duplo significado para o sistema patriarcal que dita as regras dentro de cada campo e indústria do nosso dia a dia.


Show & Tell

(Terceiro ano)
Essa música começou com uma gravação de voz minha cantando o refrão em um quarto de hotel no Brasil, eu me sentia presa, isolada e sozinha, não sentia como se estivesse sendo tratada como um ser humano. Era um sentimento que eu sempre tinha por ser uma artista sob holofotes. Me sentia incapaz de expressar como me sentia sobre as expectativas e pressões irreais do meu público, para que eu seja mais do que apenas um ser humano.
As pessoas formam uma conexão tão íntima com a música que às vezes esquecem que eu sou uma pessoa de verdade que tem ansiedade, depressão e desafios a superar em minha vida. A maneira como ajudo é criando música e arte. Coloco todo o meu amor e energia de cura na criação de projetos que podem ser terapêuticos na vida das pessoas, sinto que, me pressionando a fazer mais do que já estou fazendo, estaria apenas sugando minha energia. Proteger meu coração, estabelecer limites e expressar como me sinto, foram grandes conquistas na criação dessa música.


Nurse's Office

(Quarto ano)
Essa música é minha favorita, principalmente porque foi a mais intuitiva no processo de criação. Foi muito criativo, emocionante e satisfatório criar ela. Me lembro de começar o título, e então eu e Mikey (Keenan) trabalhamos para encontrar os acordes imediatamente, melodias começaram a fluir naturalmente. Além disso, nos divertimos muito na construção dos sons para estimular um visual enquanto escutávamos (ex: espirros, tosses, band-aids rasgando e fungados). Essa música foi mais sobre minha experiência na escola, sofrendo bullying e se sentindo desconfortável no ambiente, então eu fingia estar doente para ir para a enfermaria e ter a esperança de ser mandada para casa. Por isso a letra "Me leve para casa, me dê um pedaço de permissão cor de rosa, isso é antigo, estou cansada de desejar, quero fugir." Mas eu acho que essa música pode abordar muitos duplos sentidos em vários campos da vida, como a indústria de medicamentos.


Drama Club

(Quinto ano)
Sinto que fui sensível durante toda a minha vida e, particularmente, crescer na escola tornou extremamente difícil lidar com comportamentos negativos ou qualquer tipo de conflito. Eu só queria criar harmonia o tempo todo, mas era fácil tirar vantagem disso, porque eu ainda estava aprendendo a estabelecer limites.
Eu ficava muito frustrada por causa da imaturidade e toxicidade que os outros estavam exibindo. Pensei em quantas pessoas deviam ter na escola que também querem que o amor seja a única energia em movimento dentro de seus círculos, mas que acabam lidando diariamente com pessoas que estão desequilibradas ou desalinhadas. Felizmente, essa música pode inspirar ou motivar outras pessoas a traçar essa linha na areia e dizer: "É isso que vou permitir, e é isso o que eu não vou mais permitir".


Strawberry Shortcake

(Sexto ano) 
Foi necessário escrever essa música por vários motivos. Senti que era crucial expressar o sentimento de ter que passar pela puberdade e lidar com códigos de vestuário confusos que não existiam um ano antes. Me senti sexualizada por estar crescendo e me tornando uma jovem mulher. Me sentia constrangida, quando me diziam para ser modesta e mudar como me vestia por causa do medo deles de que os meninos me olhassem, me dissessem algo ou fizessem alguma coisa comigo. Eu queria criar uma música que expressasse o que esse condicionamento faz as meninas. Fazendo-nos sentir inseguras, assustadas, como se nossos corpos simplesmente existissem como um objeto ao invés de nosso lar sagrado.

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Lunchbox Friends

(Sétimo ano)
Passar por diferentes grupos de amigos, é super comum na escola. Eu me lembro de sentir desencorajada em fazer amizades verdadeiras, porque tive a experiência de ter amigos superficiais e medíocres que pareciam existir só na cafeteria durante a hora do intervalo. Isso me fez perceber o quanto especial era ter uma melhor amiga dentro de uma amizade incrivelmente genuína e na mesma página da vida que a minha.
Eu também descobri o quão desnecessário era querer milhares de melhores amigos. Ter um melhor amigo que seja real e que te apoie sempre será mais gratificante do que ter um milhão de falsos amigos, é sobre isso que essa música se trata. A letra "Venha para minha casa, vamos morrer juntos" é significativa, pois morrer é uma metáfora para transformação e renascimento. A capacidade de curar e transformar nós mesmos em pessoas melhores estando lado a lado é a chave para uma amizade duradoura.

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Orange Juice

(Oitavo ano)
Eu tive muitas inseguranças e dúvidas sobre minha própria aparência enquanto minha mente e meu corpo cresciam. Pode ser consideravelmente difícil escapar dessa imensa pressão que todos nós sentimos para nos encaixar em um determinado molde do que nossa indústria entende como beleza. Tenho uma memória vívida, de quando era mais jovem, de confidenciar minhas inseguranças para outras garotas e elas me sugerirem que eu deveria apenas fazer aquilo que elas faziam, e me forçar a vomitar.
Acredito que tem se tornado normal para as crianças pensarem que elas precisam mudar a maneira que se parecem em prol de serem aceitos ou validados. Eu quis escrever uma música e criar uma história com esse filme que pudesse ajudar pessoas mais jovens a entender o quão incrível cada um de nossos corpos é, de uma maneira única. Cada curva e cada marca no nosso corpo pertencem a nós e unicamente a nós.
Acabamos não valorizando nossos corpos ao invés de sermos gratos por eles nos manterem vivos por tanto tempo. Nós também colocamos importância demais em aparências e não damos importância o suficiente no que está no coração e na mente. Espero que essa música funcione como um lembrete para apreciar seu corpo e toda a mágica que contém.

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Detention

(Nono ano)

Eu escrevi essa música em turnê quando eu estava extremamente exausta pelas performances, mas eu me sentia obrigada em continuar, porque se eu fosse reclamar sobre aquilo, sentia que as pessoas não iriam entender.
Como artistas, nós as vezes sentimos medo de dizer como nos sentimos, porque não queremos que nossos desabafos sejam entendidos como reclamações. E por mais gratificante que entrar em turnê possa ser, eu acredito que, assim como qualquer coisa boa da vida, existem as contrapartidas, e uma destas é a das pessoas idealizando turnês e tendo uma percepção revestida de açúcar de tudo isso [famosa expressão que se refere a ter uma visão eufêmica da situação]. Não é glamoroso, na verdade, se trata de trabalho muito duro que pode ser mentalmente, emocionalmente, fisicamente e espiritualmente exaustivo. Eu acredito que seria bom para as pessoas ouvirem perspectivas um pouco mais emocionais e honestas sobre o que estar em turnê significa.
E claro, é lindo ser capaz de compartilhar mensagens importantes através da música e da arte ao redor do mundo e se encontrar com pessoas de todo o lugar do globo e criar um espaço seguro para nos sentirmos aceitos, mas eu também aprendi com o tempo que é importante desenvolver meios saudáveis para manter minha energia para que, quando eu me apresente, seja com a melhor das minhas habilidades, enquanto irradio energias positivas para os outros também sentirem.

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slumberpartyinyourmind | Tumbrl

Teacher’s Pet

(Primeiro ano do ensino médio)
Essa é de longe a música mais assustadora do álbum, e eu queria que soasse assustadora para combinar com o quão grotesco esse assunto é. Acredito que a mídia e a sociedade num todo sempre romantizam meninas jovens com homens muito mais velhos. Lembro quando eu era criança, e um professor era pego com estudante, as notícias eram sempre abordadas como um “caso romântico de professor com estudante”, em vez de dizer o que realmente é - um abuso - e que, na verdade, aquele professor está exercendo o poder de sua idade sobre uma criança. Uma das partes mais satisfatórias do filme é no final dessa música, onde Angelita volta ao tamanho normal e começa a girar a sua faca para matá-lo.

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High School Sweethearts 

(Segundo ano do ensino médio)
Eu queria escrever uma música que expressasse essas emoções que experimentamos quando nos apaixonamos pela primeira vez e a profundidade de raiva e tristeza que acontece quando nos apaixonamos nessa idade. Isso pode nos deixar cansados, e ​​com o tempo nos levar a entrar em novos relacionamentos tendo bloqueios. Tenho [outros] requisitos muito mais significativos do que o que listei nesta música, mas acho que nessa idade é importante aprender o básico do que você aceita e não aceita em uma parceria. Aceitar a pessoa por quem ela é mental, emocional e fisicamente, compromisso de longo prazo, fornecer paixão, não julgar alguém pelo seu estilo, combinar a energia e o esforço da outra pessoa, para que haja uma troca e troca equilibrada, entendendo a linguagem do amor da outra pessoa, lealdade etc.

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kitkatkitten | gfycat

Recess
(Terceiro ano do ensino médio)
Eu escrevi essa música numa época que me senti extremamente esgotada por todo o trabalho que estava consumindo a minha vida.  Muitas vezes estava me cobrando mais do que o necessário e acho que aprender a fazer pausas é algo que ainda estou aprendendo a fazer.  Acredito que todos somos induzidos a acreditar que nosso valor é determinado por nosso sucesso ou riqueza, e que abundância é algo que a maioria das pessoas confundem com dinheiro. Na realidade, a abundância pode ser mostrada com a presença de amigos genuínos ao seu redor, um propósito significativo na vida, um parceiro amoroso, uma família solidária ou mesmo com boa saúde. Essas são as coisas que realmente agregam valor e satisfação às nossas vidas mais do que qualquer coisa.


Tradução por: Kenny, Ronni, Yasmim, David, Maria Clara.
Revisão e postagem: Isa.

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5 Comentários

  1. As musicas são sempre perfeitas estou apaixonada nos significados
    (Sétimo ano)
    Passar por diferentes grupos de amigos, é super comum na escola. Eu me lembro de sentir desencorajada em fazer amizades verdadeiras, porque tive a experiência de ter amigos superficiais e medíocres que pareciam existir só na cafeteria durante a hora do intervalo. Isso me fez perceber o quanto especial era ter uma melhor amiga dentro de uma amizade incrivelmente genuína e na mesma página da vida que a minha.
    Essa e super importante pra mim 💜💙💜
    Eu também descobri o quão desnecessário era querer milhares de melhores amigos. Ter um melhor amigo que seja real e que te apoie sempre será mais gratificante do que ter um milhão de falsos amigos, é sobre isso que essa música se trata. A letra "Venha para minha casa, vamos morrer juntos" é significativa, pois morrer é uma metáfora para transformação e renascimento. A capacidade de curar e transformar nós mesmos em pessoas melhores estando lado a lado é a chave para uma amizade duradoura.

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  2. Meu ranking do K-12 do melhor ao pior, obs: Eu gosto de todas mais mesmo assim vou rankear kskskskks.

    01- Show & Tell
    02- Detention
    03- Lunchbox Friends
    04- Strawberry Shortcake
    05- Drama Club
    06- The Principal
    07- Class Fight
    08- High School Sweethearts
    09- Teacher´s Pet
    10- Wheels On The Bus
    11- Recess
    12- Nurse´s Officie
    13- Orange Juice


    eu levei em questão a melodia não o significado.







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    Respostas
    1. Sim é um pouco tarde
      Mas eu estou virando fã agrKKKK
      Vou rankear as minhas tbm

      01- Orange Juice
      02- Strawberry Shortcake
      03- Show & Tell
      04- Teacher´s Pet
      05- Drama Club
      06- Wheels On The Bus
      07- Class Fight
      08- High School Sweethearts
      09- Detention
      10- Lunchbox Friends
      11- Recess
      12- Nurse´s Officie
      13- The Principal

      Ranqueando pelo que mais gosto/escuto
      Pq eu acho tanto a melodia tanto a letra tipo
      Perfeita sabe
      Todas bem detelhadas e profundas
      Sabe
      Num da pra escolher bem

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  3. A Melanie é tão necessária
    Todas as músicas tem
    Um significado tão lindo ❤️❤️

    Que mostra realidade de

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  4. triste que a mel não explicou fire drill :( queria muito entender mais sobre essa música linda 💗

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